2º CONTREG - 1997

2º CONTREG – 21, 22 e 23/11/1997

Coordenador Regional – Leônidas Saraiva

Local – CTG Vaqueanos da Tradição - Porto Alegre 

O presente trabalho só foi possível com a participação das seguintes pessoas:

COLABORADORES:

- Livro 15 anos de CONTREG -Editado na Gestão Tomazzini, com material fornecido por Valdemar Engroff, Paulo Roberto Rossal Guimarães e Neida Ramos
- Atas do 18º Contreg e 19 º Contreg, material já digitado fornecido por Nilton Otton
-1º ao 7º CONTREG material impresso fornecido por Eloim Pereira e digitado por Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Digitação do Livro 15 anos de CONTREG: Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Proposições do 9º Contreg ao 12ºContreg e 19º Contreg impressas fornecidas pela D. Neida para conferência.
-Proposições e atas do 20º e 21º Contreg fornecidas digitadas por Haroldo José Teixeira



PROPOSIÇÕES APROVADAS

PROPOSIÇÃO Nº 02 – Adoção de Abrigo ou Bombacha Feminina em Jogos de Bocha em Competição Feminina.

AUTOR: Maria Conceição Bustamante, do CTG Chilena de Prata

RESUMO: Propõe que seja oficializado para competições dentro da 1ª Região, um traje mais esportivo, podendo ser a bombacha feminina ou abrigo, traje mundialmente utilizado na prática de esportes.
           
OBS.: O Parecer foi parcialmente favorável, sendo aprovada a adoção da bombacha, para uso na prática desportiva feminina de bocha.

PROPOSIÇÃO Nº 05 – Desfile da Semana Farroupilha.

AUTOR: Júlio Rodrigues da Silva, patrão do CTG Estância da Figueira.

RESUMO: O autor sugere que o desfile seja integrado filiados com não filiados, ficando por último somente os participantes individuais, que não integram nenhuma entidade.


PROPOSIÇÃO Nº 14 – Patrono do 2º Congresso Tradicionalista Regional.

AUTOR: José Arnildo Gomes de Mello, Presidente da Comissão Executiva do Congresso.

RESUMO: O autor propõe o Deputado Federal Jarbas Lima, como o Patrono do Congresso. Pelos serviços prestados em prol do Movimento Tradicionalista Gaúcho, enquanto Cônsul do Tradicionalismo junto ao Congresso Nacional.


PROPOSIÇÃO Nº 11 – Candidatura Prévia para ao Cargo de Coordenador Regional

AUTOR: José Francisco Garcia Lopes, do CTG Vaqueanos da Tradição.
RESUMO: O autor sugere que no penúltimo Encontro de Patrões do ano, a Coordenadoria receba inscrições de pré-candidatos a Coordenador. Complementa que assim, os candidatos teriam oportunidade de apresentar seu Plano de Trabalho, por ocasião do último encontro de Patrões do ano.


PROPOSIÇÃO Nº 09 – Título de “Peão Cultura”.

AUTOR: Eliane da Silva, 2ª Prenda Juvenil do CTG Porteira da Tradição.

RESUMO: A autora sugere que o título “Peão Cultura”, utilizado pelas entidades, devido ao fato dos concorrentes prestarem somente provas culturais, passe a titular-se “Peão Farroupilha” e que as provas também tenham a parte campeira, como base regional e estadual. Assim estariam também se preparando para as outras fases do concurso e não apenas a interna.


PROPOSIÇÃO Nº 15 – Canção Tema do Congresso.

AUTOR: Valdir Antônio Secchi, 2º Vice-Coordenador da 1ª Região.

RESUMO: O proponente sugere a composição “Saudades da Minha Terra”, de autoria de Gildo de Freitas e Carlos M. Pereira, gravado pelo primeiro e posteriormente regravado por Wilson Paim, seja considerado Canção Tema deste 2º Congresso Tradicionalista Regional. Complementa que se aprovada, a música seja rodada em todos os eventos oficiais da 1ª Região, durante o ano de 1998, bem como seja levado ao conhecimento de todos os Patrões da Região.


PROPOSIÇÃO 03 – Criar a Comenda da Tradição.

AUTOR: Paulo Roberto de Fraga Cirne, do CTG Descendência Farrapa.

RESUMO: O autor propõe a criação de uma comenda para o grupo de trabalho das entidades, que se destacar nos seguintes segmentos: Patronagem, Invernada Cultural, Invernada Artística, Invernada Campeira, Invernada de Esportes, e Departamento Jovem. Ressalta que não deve ser encarado como uma competição e sim o resultado de um trabalho dedicado. Complementa que uma entidade não poderá ser agraciada com mais de uma Comenda no mesmo ano. Anexa ainda, um Regulamento de Concessão da Comenda, a título de sugestão.


PROPOSIÇÃO Nº 12 – Troféu Amigo da 1ª Região.

AUTOR: Jurema Machado dos Santos, do CTG Tiarayú.

RESUMO: Propõe agraciar duas personalidades por ano, que tenham se destacado em prol da causa tradicionalista. Constará de Placa e Diploma conferido a tradicionalistas ou não.


PROPOSIÇÃO Nº 16 – Critério na Avaliação da Correção Musical nos Concursos de Danças de Invernadas.

AUTOR: Paulo Ricardo Bizarro, do CTG Vaqueanos da Tradição.

RESUMO: Que o julgamento da “Correção Musical” não seja tão criteriosa, e que a avaliação do grupo musical não interfira na pontuação geral do grupo de danças. Justifica que assim, não haverá a necessidade de contratação de músicos profissionais, o que acaba onerando ainda mais as entidades.


PROPOSIÇÃO Nº 13 – Participação e Promoção em Atividades Tradicionalistas.


AUTOR: Jurema Machado dos Santos, do CTG Tiarayú


RESUMO: a autora propõe que sejam eliminados as pastas e álbuns de fotografias, permanecendo apenas o relatório, para as concorrentes em Concursos de Prendas. Que haja uma classificação quanto às promoções, dando-se maior importância ao tradicionalismo, ao social e ao cultural. Complementa sugerindo que o MTG suspenda por dois anos este item e que nomeie uma comissão para analisar o assunto. Informa ainda, que através de pesquisa realizada nos dois últimos anos por avaliadores da 1ª Região, comprovou que as prendas preferem a entrevista e não pastas e álbuns. 

PROPOSIÇÕES PARA SEREM ENCAMINHADAS PARA CONVENÇÃO, CONGRESSO, COMISSÕES E ÓRGÃOS PÚBLICOS

Nenhuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário