19º CONTREG - 2014

19 º CONTREG – 2014 – 07/12/2014.

Local: DTG Berço Farroupilha – Guaíba

Coordenador: Marcos Vinicius Falcão.

O presente trabalho só foi possível com a participação das seguintes pessoas:

COLABORADORES:

- Livro 15 anos de CONTREG -Editado na Gestão Tomazzini, com material fornecido por Valdemar Engroff, Paulo Roberto Rossal Guimarães e Neida Ramos
- Atas do 18º Contreg e 19 º Contreg, material já digitado fornecido por Nilton Otton
-1º ao 7º CONTREG material impresso fornecido por Eloim Pereira e digitado por Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Digitação do Livro 15 anos de CONTREG: Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Proposições do 9º Contreg ao 12ºContreg e 19º Contreg impressas fornecidas pela D. Neida para conferência.
-Proposições e atas do 20º e 21º Contreg fornecidas digitadas por Haroldo José Teixeira

ATA DA PRIMEIRA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA

PROPOSIÇÃO Nº 1 – CRIAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL “ANA ALCHIERI”

AUTOR: Jeandro Portal Garcia, do CTG Rancho da Saudade.

RESUMO: Criar espaço cultural dentro da sede da 1ª RT, onde será criado um ambiente que exponha e ensine atividades ligadas à nossa cultura, com artesanato, costura, utensílios, indumentária e outros.

JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Dona Ana Alchieri, mais conhecida como “Tia Ana”, por quase 50 anos prestou relativos serviços ao tradicionalismo gaúcho, especialmente dentro da 1ª RT. Junto com seu esposo Waldemar Alchieri foram os primeiros a confeccionar bombachas em Porto Alegre, ao final da década de 60 e um dos primeiros filiados ao MTG. E nestes anos todos contribuíram com a criação de diversos CTGs, como o CTG Rancho da Saudade, CTG Aldeia dos Anjos, CTG Tiarayu e CTG Vaqueanos da Tradição, só para citar alguns exemplos de entidades que auxiliaram de formas variadas em seu surgimento. Dona Ana pertenceu ao “Grupo das Anitas”, Instituto Anita Garibaldi, desde a sua fundação. Confeccionou indumentária para centenas de invernadas, fez parte da história de muitos tradicionalistas e entidades, sem nunca assumir patronagem ou cargos de grande destaque. Trabalhavam pela cultura e pelo fortalecimento dos CTGs. Poderia enumerar outras diversas atividades, como a criação da primeira invernada Xiru, pesquisa de indumentária, cavalgadas e projetos


PROPOSIÇÃO Nº 2 – INDICAR O NOME DE JOSÉ EDSON GOBBI OTTO PARA DESIGNAR A BIBLIOTECA DA 1ª REGIÃO TRADICIONALISTA

AUTOR: Alessandra Motta, Diretora Cultural da 1ª RT.

RESUMO: Esta indicação, no ano que se completa 10 anos de seu falecimento, vem como reconhecimento da 1ª Região Tradicionalista ao trabalho desenvolvido pelo ilustre cidadão José Edson Gobbi Otto que, natural de Carazinho, ainda jovem, adotou a cidade de Porto Alegre como segunda casa. Este homem repleto de méritos, portador, inclusive, da Medalha Negrinho do Pastoreio e do Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva, atuou por anos no Movimento Tradicionalista Gaúcho. Foi fundador e primeiro presidente da CBTG, fundador e Diretor do Jornal Tradição, órgão oficial do MTG por mais de 20 anos, tendo, ainda, atuado como Diretor Administrativo do IGTF por 10 anos entre as décadas de 80 e 90. Edson Otto tinha um acervo de mais de 50 músicas gravadas em festivais e dois CDs lançados, destacando-se as músicas Prece ao Minuano e O Esquilador. Otto foi um dos fundadores da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, e em 1979 ganhou a Calhandra de Ouro interpretando a música O Esquilador.

JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Prestar justa e perene homenagem ao tradicionalista José Edson Gobbi Otto, que, referindo alguns dos seus talentos, foi poeta, músico, escritor, declamador, cantor, organizador de festivais, embaixador, pesquisador, sindicalista, jornalista, advogado, fundador de jornal, conferencista, conselheiro, agitador cultural, arranjador e vocal, regente de coral, e administrador de inúmeros congressos, seminários e institutos. Assim, como forma de resgatar e valorizar a memória, não só da pessoa do deslembrado José Edson Gobbi Otto, mas de todo o manancial de serviços que este tradicionalista prestou a causa, bem como tornar permanente esta justa e devida homenagem, especialmente para o conhecimento das futuras gerações, proponho a provação desta proposição.

RELATOR: Adão Chibiaque Barreto, Patrão do CTG Glaucus Saraiva.

PARECER: Pela importância da proposta em homenagear esta pessoa que tanto se dedicou ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, o parecer do relator é favorável.

MANIFESTAÇÕES DA AUTORA DA PROPOSTA, Alessandra Motta: Apresentou o áudio da manifestação que Edson Otto fez na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre por ocasião do recebimento do Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva. Reforçou da importância desta homenagem e conclamou que a proposição seja aprovada pelos congressistas.

MANIFESTAÇÕES FAVORÁVEIS AO PARECER: A seguir, foi dada a palavra ao senhor Paulo Roberto Fraga Cirne, que relatou que muita gente de hoje não conheceu o Sr. Otto, não sabe a importância para o tradicionalismo que a atuação do Edson Otto teve e tudo o que dedicou ao tradicionalismo gaúcho. Mostrou-se favorável ao relator e sugeriu, ainda, que se inicie campanha de arrecadação de livros para engrossar a disponibilidade da biblioteca da 1ª Região Tradicionalista. Foi dada a palavra ao senhor Antônio Peres Fragoso, que iniciou falando que esta proposta o emociona, que o Otto fez muito pelo tradicionalismo e que esta homenagem é justa e que concorda com o parecer da relatoria.

VOTAÇÃO: Aprovado o parecer por unanimidade, aprovada a proposta.


PROPOSIÇÃO Nº 3 – CRIAÇÃO DO CONSELHO DE VAQUEANOS DA 1ª RT

AUTOR: Maria Edite Antunes Ferreira Callegaro, do CTG Chimangos.

RESUMO: Criar o Conselho de Vaqueanos da 1ª Região Tradicionalista, formado pelos Ex-Coordenadores Regionais, que tenham cumprido integralmente seu mandato com a devida aprovação de sua contabilidade.

JUSTIFICATIVA DO AUTOR: A participação efetiva e oficial juntamente à coordenadoria possibilita que ocorra uma continuidade da história e projetos desenvolvidos pelas gestões, sem que haja uma ruptura total e perda de identidade da própria região. Mantendo a experiência conseguida, adquirida através do trabalho desenvolvido e evitando sucessões de erros que levam ao atraso do desenvolvimento regional.

RELATOR: Vitor Hugo Pochmann, Capataz do DTG Gaúchos de São José.

PARECER: Pela dedicação do Coordenador durante a sua gestão, é importante a continuidade de sua participação na 1ª Região Tradicionalista, sendo justa e merecida. Desta forma, o parecer do relator é favorável à proposta.

MANIFESTAÇÕES DA AUTORA DA PROPOSTA, Maria Edite Antunes Ferreira Callegaro: Salientou que a dedicação com que todos os coordenadores atuam durante a sua gestão, a sua participação no Conselho de Vaqueanos é mais do que merecida. Finalizou convocando que todos os congressistas aprovem a proposição.

MANIFESTAÇÕES FAVORÁVEIS AO PARECER: A seguir, foi dada a palavra ao senhor Francisco Lopes, do CTG Vaqueanos da Tradição, que se disse favorável a parecer da relatoria, e que não será sobrecarga para nenhum dos ex-coordenadores a participação no conselho, mas que é o dever de continuar ajudando a 1ª Região Tradicionalista.

VOTAÇÃO: Aprovado por unanimidade o parecer do relator, aprovada a proposta.


ATA DA TERCEIRA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA

Foi colocado em aprovação a criação de comissão para resgatar e publicar os anais dos Congressos Tradicionalistas Regionais, composta por Paulo Roberto Fraga Cirne, Nilton Otton e Eloim Pereira, que foi aprovada por unanimidade pelos congressistas presentes.


PROPOSIÇÕES PARA SEREM ENCAMINHADAS PARA CONVENÇÃO, CONGRESSO, COMISSÕES E ÓRGÃOS PÚBLICOS


Nenhuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário