18º CONTREG - 2013

18 º CONTREG – 2013

Local: CTG Carreteiros da Saudade - Bom Sucesso, Gravataí.

Coordenador da 1ª RT: Marcus Vinicius Falcão Ferreira,

O presente trabalho só foi possível com a participação das seguintes pessoas:

COLABORADORES:

- Livro 15 anos de CONTREG -Editado na Gestão Tomazzini, com material fornecido por Valdemar Engroff, Paulo Roberto Rossal Guimarães e Neida Ramos
- Atas do 18º Contreg e 19 º Contreg, material já digitado fornecido por Nilton Otton
-1º ao 7º CONTREG material impresso fornecido por Eloim Pereira e digitado por Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Digitação do Livro 15 anos de CONTREG: Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Proposições do 9º Contreg ao 12ºContreg e 19º Contreg impressas fornecidas pela D. Neida para conferência.
-Proposições e atas do 20º e 21º Contreg fornecidas digitadas por Haroldo José Teixeira


PROPOSIÇÃO Nº 1 – CRIAÇÃO DO DIA DA PILCHA

AUTOR: João Carlos Guterrez, Patrão do CTG Pousada da Figueira.

RESUMO: Instituir o dia 13 de novembro como sendo o Dia da Pilcha, data na qual é comemorado o nascimento de João Cezimbra Jacques, Patrono do Tradicionalismo.

JUSTIFICATIVA DO AUTOR: A instituição do dia seria uma ferramenta para motivar, não só o uso da pilcha, mas também o cultivo de nossas tradições. A instituição do dia da pilcha propiciará que as Entidades Tradicionalistas promovam eventos alusivos a esta data. Permitirá que os meios de comunicação divulguem nossa tradição e tragam para reflexão nossos costumes, nossa indumentária, nossa cultura.

RELATOR: Laureci Catarina Martins Gulart.

PARECER: Propõe alteração para “Dia da Indumentária Gaúcha”, ao invés de “Dia da Pilcha”, bem como que a data seja alterada do dia 13 de novembro para o dia 10 de janeiro, data em que foi promulgada a Lei da Pilcha, que está completando quase um quatro de século de promulgação. Sugere que nesse dia, todos os gaúchos andem pilchados, com a realização de comemorações alusivas ao dia.

MANIFESTAÇÕES DO AUTOR DA PROPOSTA, João Carlos Guterrez: Disse que não conhecia a outra data informada pela relatora. Disse que a data era desconhecida da maioria. Na agenda gaúcha não há alusão a essa data. Disse que concorda com a alteração de “Dia da Pilcha” para “Dia da Indumentária”, bem como com a troca da data do dia treze de novembro para o dia dez de janeiro. No final das manifestações, novamente foi dada a palavra ao Autor, que confirmou sua concordância com as alterações propostas pela relatora.

MANIFESTAÇÕES FAVORÁVEIS AO PARECER: A seguir, foi dada a palavra ao senhor Francisco Lopes, que se disse favorável a parecer da relatoria, com as alterações sugeridas. Acrescentou que geralmente o Congresso do MTG acontece entre os dias 10 a 13 de janeiro de cada ano.
Foi dada a palavra ao senhor João Luiz Barth Rangel, que concorda com a sugestão da relatoria, de alterar para o Dia da Indumentária, bem como com alteração para o dia 10 de janeiro. É favorável à aprovação da proposta, com as alterações mencionadas.

VOTAÇÃO: Aprovado por maioria o Parecer da Relatora, com as alterações sugeridas no parecer.


PROPOSTA DE ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA

AUTOR: Marcos Vinícius Falcão Ferreira.

PROPOSTA: Modificação do artigo 1º, que altera o endereço da entidade para Rua Landel de Moura, 430, Tristeza, Porto Alegre.

RELATORA: Cláudia Bastos.

PARECER DA RELATORA: favorável, pois a finalidade da alteração é de regularizar o endereço da entidade.

VOTAÇÃO DA PROPOSTA: aprovado, por unanimidade.


PROPOSTA DE ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA

AUTORA: Kelly Pereira da Rocha, 3ª Prenda do Rio Grande do Sul – DTG Lenço Colorado.




PROPOSIÇÕES PARA SEREM ENCAMINHADAS PARA CONVENÇÃO, CONGRESSO, COMISSÕES E ÓRGÃOS PÚBLICOS


Nenhuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário