1º CONTREG - 1996

1º  -CONTREG – 1ª RT- 30/11 e 01/12/1996

Coordenador Regional – Leônidas Saraiva

Local – CTG Madrugada Campeira -Porto Alegre

O presente trabalho só foi possível com a participação das seguintes pessoas:

COLABORADORES:

- Livro 15 anos de CONTREG -Editado na Gestão Tomazzini, com material fornecido por Valdemar Engroff, Paulo Roberto Rossal Guimarães e Neida Ramos
- Atas do 18º Contreg e 19 º Contreg, material já digitado fornecido por Nilton Otton
-1º ao 7º CONTREG material impresso fornecido por Eloim Pereira e digitado por Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Digitação do Livro 15 anos de CONTREG: Paulo Roberto Rossal Guimarães e Carlos Martins Ferreira Brum
- Proposições do 9º Contreg ao 12ºContreg e 19º Contreg impressas fornecidas pela D. Neida para conferência.
-Proposições e atas do 20º e 21º Contreg fornecidas digitadas por Haroldo José Teixeira



PROPOSIÇÕES APROVADAS

PROPOSIÇÃO Nº 11 – Canção Oficial do Congresso.

AUTOR: Paulo Roberto de Fraga Cirne, do departamento de Divulgação da 1ª Região.

RESUMO: Considerando a música “Súplica do Rio”, de autoria de Paulo José Dornelles Pires, a Canção Oficial do 1º Congresso Tradicionalista Regional, por estar à letra de acordo com o Temário do Congresso, o autor ter nascido na localidade e por se ainda um tema ecológico. O proponente homenageia o povo da localidade, autor da canção e os músicos da 1ª Região Tradicionalista. Ainda propõe, que sendo aprovado o trabalho, seja oficiado o autor da música, anexando uma cópia da Proposição e seja a canção executada ou mencionada nos grandes eventos da Região, até o próximo Congresso.

PROPOSIÇÃO Nº 02 – Preservação da música regionalista Gaúcha

AUTOR: Antônio Frizon, da Comissão Pró-Memória e Preservação da Música Rio-grandense.

RESUMO: Traçar normas e princípios orientadores sobre os gêneros e ritmos musicais regionalistas gaúchos, como forma de preservá-los das atuais tendências, evitando mesclá-los com quaisquer correntes. Que seja vedado rodar nas entidades, nossas músicas mescladas com samba, rock, batucada e outras formas afro-brasileiras. O autor propõe ainda enviar às entidades, aos meios de comunicação e promotores de festivais, normas e princípios orientadores sobre gêneros e ritmos musicais regionalistas gaúchos, para preservá-los das atuais tendências evitando mesclá-los com outras correntes. Evitar que o conteúdo das letras desvie nas linhas de conduta ética, moral, ou firam nossos costumes e tradições.
           
OBS: O Parecer foi parcialmente favorável, discordando do item que fala da influência africana e nossa música, por fazer parte da nossa cultura. Substituir o termo “vedado” por “recomendado”.


PROPOSIÇÃO Nº03 – Difundir e incentivar o canto do Hino Riograndense.

AUTOR: Paulo Roberto de Fraga Cirne, do Departamento de Divulgação da 1ª Região.

RESUMO: Propõe que as entidades adotem como rotina, o canto do Hino Rio-grandense nos eventos oficiais. O autor propõe que seja feita uma campanha aos filiados e através da imprensa em geral. Que as entidades estendam a proposta às Escolas locais, incentivando o que prescreve a Lei Estadual nº 5.213, de 5 de janeiro de 1966, que oficializa o Hino Rio-grandense e fixa as normas de apresentação.


PROPOSIÇÃO Nº 04 – Cursos de Danças de Fandango.

AUTOR: Patronagem do CTG Leão do Caverá.

RESUMO: Propõe que seja cobrada dos instrutores, maior preocupação com a cultura. Propõe ainda que fique a cargo da Região e MTG, a formação de instrutores para este Curso.


PROPOSIÇÃO Nº 13 – Na eleição para Coordenador, também sejam eleitos Primeiro e Segundo Vice-Coordenador; VALIDO

AUTOR: João D’Ávila Lopes, Presidente da comissão Executiva do Congresso.

RESUMO: Justifica o Proponente, que assim o Coordenador teria substituto legal para o caso de o cargo ficar vago.
           
OBS: o Parecer foi parcialmente favorável, por haver a necessidade de adequação do Regulamento do Estatuto do MTG.

PROPOSIÇÃO Nº 20 – Patrono do 1º Congressos Tradicionalista Regional.

AUTOR: João D’Ávila Lopes, Presidente da Comissão Executiva do Congresso.

RESUMO: Propõe a concessão do título de Patrono do Congresso ao Sr. Raul Pereira Dias, pelo seu trabalho cultural e dedicação ao longo dos anos, ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, em especial à 1ª Região Tradicionalista. Também por ter sido um dos idealizadores deste 1º Congressos Tradicionalista Regional.


PROPOSIÇÃO Nº 24 – Não promover eventos por ocasião da realização do Congresso Regional.

AUTOR: Renato Quadros de Souza, Diretor Artístico do CTG Caudilho Guaibense.

RESUMO: O Proponente entende que devido à importância que se reveste o Congresso, e visando a participação maciça das entidades, estas ficariam proibidas de realizar promoções na mesma data.


PROPOSIÇÃO Nº 31 – Que as entidades tradicionalistas da 1ª Região, coloquem suas sedes à disposição das Prefeituras locais, para instalação de alfabetização.

AUTOR: Antônio Nelson Barcellos de Souza, Capataz do “35” CTG.

RESUMO: o autor fundamenta sua proposta no Projeto “Piá 2000 e o Movimento Tradicionalista”, e que o referido Projeto repercutirá na sua execução, no Rio Grande mais culto, mais capaz e mais conhecido no âmbito nacional e internacional. Conclui que o oferecimento proposto permitirá uma convivência salutar entre o poder público, a comunidade em geral e o tradicionalismo.


PROPOSIÇÃO Nº 12 – Comemoração do Dia do Jovem Tradicionalista.

AUTOR: Paulo Roberto de Fraga Cirne, Relator do Congresso.

RESUMO: O Autor sugere a comemoração anual, com um dia inteiro de atividades desenvolvidas pelos jovens com parte campeira, artística, cultural, esportiva e recreativa. Que seja uma comemoração e não um concurso, com ampla divulgação entre as entidades e na imprensa. Conclui o autor, que a cada comemoração de 5 de setembro, sirva para aumentar no jovem, o entendimento de maior responsabilidade com o tradicionalismo gaúcho.
           

PROPOSIÇÃO Nº 29 – Avaliação Musical em Concurso de Danças Tradicionais.

AUTOR: Luiz Clóvis Rodrigues Fernandes, patrão do “35” CTG.

RESUMO: Devido aos rodeios realizados na 1ª Região, onde é alto o percentual de avaliação da parte musical em Concursos de Danças. Justifica o autor, que devido às dificuldades financeiras dos CTGs e que às vezes bons bailarinos são penalizados por erros dos músicos, quando o concurso é de danças e não de música.


PROPOSIÇÃO Nº 15 – O Deficiente no Tradicionalismo.

AUTOR: Rogério Pereira Bastos, do CTG Valentes da Tradição.

RESUMO: O Autor faz uma descrição sobre a deficiência física, auditiva, mental, visual e autismo. Menciona as campanhas beneficentes desenvolvidas no âmbito da 1ª Região, em prol do deficiente e o tradicionalismo desenvolvido na Escola Especial concórdia, através do CTG Querência, cujos grupos de danças são constituídos por deficientes auditivos. O autor objetiva com seu trabalho, incentivar prendas e peões a realizarem em suas entidades, campanhas de atendimento a deficientes em geral.

PROPOSIÇÃO Nº 19 – Curso para Candidato à Patronagem

AUTOR: Lêda Salvi, Subcoordenadora da Zona Norte.

RESUMO: A autora entende que facilitaria a aceitação de pessoas para participarem de cargos nas entidades. Sugere que a 1ª Região desenvolva cursos com o apoio da Fundação Cultural Gaúcha – MTG, com o devido reconhecimento.

PROPOSIÇÕES Nº 14 E 18 – Que os Rodeios e festivais Artísticos e Culturais sejam realizados em anos alternados nas entidades e que as datas destes não coincidam com outros eventos do gênero. RETIRAR

AUTORES: Nelson Lima dos Santos, 1º Vice-Coordenador da 1ª Região Tradicionalista (Proposição nº 14) e Patrícia Ludwig, 1ª Prenda da 1ªm Região Tradicionalista (Proposição nº 18).

RESUMO: Os Autores justificam que assim, evitam o acúmulo de promoções na mesma data. Que a pausa de um ano sirva para aprimorar na organização, corrigindo as falhas com tempo. Que o Diretor de Eventos da 1ª Região, oriente os Patrões, realizando inclusive uma escala ou sorteio para as grandes promoções. Desta firma não ficaria cansativo para quem participa e nem esvaziaria os eventos.


PROPOSIÇÃO Nº08 – Regulamento de Rodeios da 1ªRegião.

AUTOR: Jorge Antonio Pokorski, do CTG Gomes Jardim

RESUMO: o autor enfatiza que o  regulamento já foi aprovado em Encontro de Patrões e que com sua aplicação, facilitaria a divulgação dos eventos. Também reduziria custos uma vez que não mais seria necessário imprimir o regulamento e cada evento, e padronizaria a regulamentação de cada concurso.

           

PROPOSIÇÕES PARA SEREM ENCAMINHADAS PARA CONVENÇÃO, CONGRESSO, COMISSÕES E ÓRGÃOS PÚBLICOS

PROPOSIÇÃO Nº 06 – Emenda ao Estatuto do MTG.
           
AUTOR: Jorge Antônio Pokorski, do CTG Gomes Jardim.
            RESUMO: O autor propõe que a eleição da Junta Fiscal seja separada do Conselho Diretor, por tratar-se de cargo de confiança das Entidades filiadas ao MTG e não da diretoria Eleita.

PROPOSIÇÃO Nº 25 – Classificação e Avaliação de Danças Tradicionais no FEGART.

AUTOR: Patronagem do CTG Tiarayú

RESUMO: Que os três primeiros colocados num ano, fiquem automaticamente classificados para o seguinte. Com isto, mais grupos teriam chances de chegar à Finalíssima. Propõe ainda, que as notas dos classificados no salgado na Finalíssima. Sejam domadas com as de domingo e dividido por dois. Assim, as notas de sábado, além de classificar o concorrente, seriam aproveitadas somando com as de domingo e daí resultando numa média.



PROPOSIÇÃO Nº 30 – Para que os trabalhos aprovados neste 1º Congresso Tradicionalista, cuja aplicação seja de âmbito estadual, sejam encaminhados para ao Congresso ou Convenção do MTG.

AUTOR: Antônio Nelson Barcellos Saucedo, capataz do “35” CTG.


RESUMO: O autor sugere que as propostas de âmbito estadual, aprovadas, sejam encaminhadas ao Congresso ou Convenção do MTG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário